Foto: Facebook
LEANY LEMOS
( Distrito Federal )
Leany Barreiro de Sousa Lemos (Brasília, 6 de abril de 1970) é uma cientista política, consultora e política brasileira. Atualmente exerce funções no governo de Eduardo Leite, tendo sido secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul de 2019 a 2020.
É graduada em Letras-Tradução (1992), possuindo ainda mestrado em Ciência Política (1998) e doutorado em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília. Concluiu pós-doutorado em Ciência Política pelas universidades de Oxford e Princeton, no âmbito do Oxford-Princeton Global Leader Fellow (2009-2011).
Em 1993, Lemos foi aprovada no concurso de técnica legislativa do Senado Federal. Em 2012, prestou o concurso para consultora, não tendo sido aprovada. À época, recorreu à Justiça para anular duas questões da prova, não obtendo êxito. No entanto, foi nomeada para este cargo por "ordem superior", em decisão assinada por Ilana Trombka, diretora-geral do Senado. Em 2017, foi exonerada como consultora em decorrência de processo administrativo, retornando ao cargo original de técnica.
De 2008 a 2013, Lemos trabalhou como pesquisadora do Instituto de Política da Universidade de Brasília. Desde 2017, passou a lecionar no mestrado em Gestão Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público.
Em 2013, Lemos foi nomeada chefe de gabinete do senador Rodrigo Rollemberg. No mesmo ano, filiou-se ao partido de Rollemberg, o PSB Com a eleição de Rollemberg como governador, Lemos se tornou a secretária do Planejamento do Distrito Federal. No cargo, foi responsável por liderar o processo de ajuste fiscal da máquina administrativa distrital.
Em 2018, Lemos deixou o secretariado do Distrito Federal para concorrer ao Senado.[11] Lemos acabou sendo preterida por Leila Barros como candidata ao Senado pela coligação de Rollemberg. Entretanto, compôs a chapa de Barros como primeira suplente, e ambas foram eleitas na eleição de outubro.
Em dezembro de 2018, Lemos aceitou o convite para compor o gabinete do governador gaúcho Eduardo Leite, como secretária do planejamento. Deixou o cargo de secretária em maio de 2020, passando a coordenar o Comitê de Dados e a integrar o Gabinete de Crise da pandemia de COVID-19. Também foi indicada para ocupar uma das diretorias do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
LEMOS, Leany. Apneia. Brasília: LGW Editora, 2009. 60 p. ISBN 978-85-909699-0-7 Ex. bibl. Antonio Miranda
No livro aparece a declaração do direito autoral. Tentamos contato com a autora, mas não conseguimos. Vamos publicar dois poemas curtos (mas significativos), garantindo que o nosso portal não cobra nada de ninguém e está plenamente dedicado, há 20 anos à promoção e difusão da poesia brasileira, sendo adotado em várias instituições de ensino no Brasil e em várias partes do mundo.
Mais uma vez, guardo
Esperas e promessas
Recolho os sonhos
Que teus olhos fundo acordaram nos meus
A quem devemos culpar pelo adeus?
Entre quilhas e adriças,
Buscávamos ambos, apenas,
o exercício do amor-tempestade...
Queria domar teus elementos (e ver-me domada
incontinenti)
Mas tu, marinheiro, te lanças,
Destemido e sem amarras, sobre o mundo-oceano.
Entre silêncios e liras
Minha dor se despede:
Farewell.
*
Cumpro os dias
Às vezes subordinada — e apesar disso feliz.
Sem medo de somar-me,
Atando ou desandando,
Conjunções.
*
VEJA e LEIA outros poetas do DISTRITO FEDERAL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/distrito_federal.html
Página publicada em maio de 2022
|